Baterias para armazenar energia solar

  • 26/08/2015 às 21:17
  • 1426

 

Imagine instalar um sistema de energia solar com durabilidade de 25 anos, e após um ou dois anos ele apresentar falhas ou parar de funcionar. É o que acontece com muitos sistemas que utilizam baterias para armazenar a energia gerada por painéis solares.

 

 

 

Além das possíveis falhas, elas são caras e seu tempo de vida estimado é de apenas 4 anos. Apesar disso, seu uso é recomendado em locais aonde a rede elétrica não chega ou é muito instável.

 

Em Rede

 

A melhor opção, e a mais utilizada no mundo, é ligar o sistema de energia solar à rede elétrica local (sistema on-grid). Quando comparado com o armazenamento em bateria, o sistema on-grid é muito mais eficaz e barato.

 

Essa ligação não é obrigatória, mas recomendável, porque é o que vai garantir o fornecimento constante de energia, mesmo quando não tem sol. De forma simples, funciona assim: quando a radiação do sol for abundante e os painéis solares estiverem produzindo mais do que está sendo consumida, essa energia será automaticamente exportada para a empresa de energia local e devolvida à noite.

 

E Quando a Rede Falha? 

 

Todos os sistemas on-grid são feitos para desligarem automaticamente quando há interrupção de energia. Pode não fazer muito sentido no início, mas veja bem: a energia flui nas duas direções.

 

Não teria como os funcionários da companhia elétrica fazerem manutenção de forma segura se os sistemas estivessem ligados.  

 

 

 

Sistemas Híbridos

 

É quando o sistema on-grid e as baterias unem forças. É possível termos mais segurança energética com os chamados sistemas híbridos. Em caso de uma interrupção da rede elétrica, as reservas de energia da bateria são automaticamente fornecidas. 

 

Para sua instalação, é necessário um projeto um pouco mais complexo, porque requer equipamentos específicos, além de mudanças nas instalações elétricas da casa.

 

No próximo artigo falarei um pouco sobre os avanços tecnológicos das baterias, e como o mercado espera que se dará o grande avanço nessa área de armazenamento.

 

Comente você também:
Baterias para armazenar energia solar

Energia Solar Residencial é como a Internet, descentralizada e livre

 Na comunicação online, emissores e receptores estão em igualdade de [...]

Baterias para armazenar energia solar

Mudança à vista no mercado de energia mundial

 Estamos prestes a testemunhar uma das transformações mais profundas na [...]

Baterias para armazenar energia solar

Por dentro da energia solar: o papel do silício

Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor [...]